domingo, 5 de julho de 2009

DETERMINISMO AMBIENTAL


Todo espaço gênico, natureza de primeira ordem, natureza primitiva, natureza primária, suporte físico ou ainda paisagem natural, natureza inferior (relação sinônima) é transformado, pela ação do homem, em espaço secundário, natureza antrópica, natureza socializada, natureza humanizada, espaço cultural, espaço de segunda ordem, paisagem artificial, natureza superior, (relação sinônima) ou seja, em espaço geográfico. Numa prova de vestibular, jamais afirmativas do tipo: o problema do Nordeste do Brasil é a seca, as condições naturais são determinantes podem ser afirmativas, (Marque falso) pois se constituem em determinismo ambiental.
O determinismo ambiental é uma escola alemã sintetizada por Frederic Ratzel (Século XIX) que afirma ser o homem passivo diante do meio natural. Portanto, nestes estudos, a natureza primária é determinante na relação com o humano. Tais análises são extemporâneas, foram influenciadas pela obra de Darwin, tanto quanto influenciaram Euclídes da Cunha em "Os Sertões". Hoje o suporte físico, é no máximo, condicionante, nunca determinante, na relação com o homem, ele é um condicionante condicionado.
DETERMINISMO AMBIENTAL
“A orientação comportamentalista considera o homem um organismo passivo, governado por estímulos fornecidos pelo ambiente externo. O homem pode ser manipulado, isto é, seu comportamento pode ser controlado, através de adequado controle de estímulos ambientais. Além disso, as leis que governam o homem são primordialmente iguais às leis universais que governam todos os fenômenos naturais. Portanto, o método científico, tal como desenvolvidos pelas ciências físicas, é também apropriado para o estudo do organismo humano.”

3 comentários:

  1. O determinismo ambiental apesar devpoliticamente incorreto, na atualidade, serve para explicar TAMBÉM PRINCIPALMENTE o atrazo de muitos povos.

    ResponderExcluir