domingo, 5 de julho de 2009

BEHAVIORISMO

Behaviorismo é o conjunto das técnicas psicológicas (dentre elas a Análise do Comportamento, e a Psicologia Objetiva) que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da psicologia. Nesta teoria o comportamento é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos. Esse novo método de observação faz oposição ao uso do método de introspecção, pois para os behavioristas eventos que não são mensuráveis ou analisáveis, tem pouca utilidade para a psicologia empírica. Melhollan 1978 define empirismo como a posição filosófica que considera as características do homem como conseqüências de experiências, afirmando ainda que a premissa básica da abordagem empírica é que as funções intelectuais e comportamentais podem ser influenciadas pelos acontecimentos na vida de uma pessoa.
Esta corrente teórica subdividida em cinco partes:
Behaviorismo Clássico – apresenta a psicologia como um ramo puramente objetivo e experimental, com finalidade de prever e controlar o comportamento de todo e qualquer individuo, e é baseado no principio de estimulo e resposta. Ou seja, um comportamento é sempre uma resposta a um estimulo específico.
Neobehaviorismo Mediacional – veio como resposta ao clássico.
Behaviorismo Filosófico – defende estado mental, que para eles seriam padrões de comportamento.
Behaviorismo Metodológico – entende o comportamento apenas respostas públicas dos organismos, onde somente eventos diretamente observáveis seriam admitidos para tratamento de uma ciência de comportamento.
Behaviorismo Radical – que nega os eventos mentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário